- Defender os direitos humanos e promover a cidadania;
- Construir um espaço direto de comunicação e escuta, preservando-se o sigilo que a atividade requer;
- Estreitar as relações entre o usuário e as instâncias da administração da UFS;
- Assegurar a participação da comunidade interna e externa, garantindo-se a escuta, análise e retorno das demandas;
- Encaminhar as demandas sobre o funcionamento administrativo e acadêmico da UFS, com o propósito de contribuir para uma gestão institucional mais eficiente;
- Atuar junto aos setores envolvidos para esclarecimento do assunto e correção das falhas;
- Agir com transparência e imparcialidade no auxílio ao controle da qualidade dos serviços;
- Sugerir às instâncias administrativas e acadêmicas ações interventivas que concorram para a melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços prestados.
- Melhorar o desempenho e a imagem da Instituição;
- Sensibilizar os dirigentes das unidades no sentido de amenizar ou extirpar processos que prejudicam a Instituição e a própria Administração.